sábado, 10 de janeiro de 2015

[RESENHA - Livro] Garota Exemplar - Desafio DPPT #1

Sabe aquele livro incrível que te dá uma sensação de êxtase após o seu término e deixa você sem fôlego e você fica, literalmente, sem palavras? Bom, isso descreve bem minha relação com Garota Exemplar. Ele é um desses livros sobre o qual você não pode falar muito para que a experiência seja a mais aproveitável possível, então tentei não entrar em muitos detalhes nesta resenha.

SINOPSE: Amy Elliott e Nick Dunne se conhecem em uma festa em 2005 e logo ambos se interessam um pelo outro. Cinco anos depois, os dois estão casados e algo muito estranho acontece - Amy desaparece no dia do aniversário de casamento. À medida que as investigações avançam, descobre-se que Nick e Amy estavam passando por problemas conjugais, e ele é considerado o principal suspeito. Afinal, o que aconteceu com Amy? Teria sido Nick o responsável pelo seu sumiço?

Uma dica para você que já assistiu ao filme: leia o livro. Tenho que admitir que faço parte do time daqueles que não conseguem ver graça em algo quando sabe o que vai acontecer. Mas também é o meu dever admitir que Garota Exemplar é sensacional e vai te surpreender ainda mais. A escrita é tão cativante que você não vai conseguir parar de ler.

À esquerda, primeira edição brasileira do livro. À direita, nova edição com o poster do filme na capa.
O livro é narrado pelas perspectivas dos dois personagens principais, Nick e Amy, e é dividido em três partes (para evitar spoilers, comentarei apenas sobre a primeira). Nela, os eventos ocorrem em dois momentos diferentes: o presente - pelos olhos de Nick - e o passado que vai se encaminhando para o presente - pelas anotações do diário de Amy. Após o sumiço da sua esposa, Nick tem que colaborar com as investigações policiais e inicia a tradicional caça ao tesouro feita anualmente por Amy com o objetivo de encontrar o presente do aniversário de casamento. Alternadamente a esses capítulos, as anotações do diário descrevem o começo e o desenrolar do relacionamento dos dois, que culmina com a grave crise que eles enfrentam atualmente.

O que eu mais gostei de Garota Exemplar foi os perfis psicológicos que Gillian Flynn traçou desse casal aparentemente perfeito. Fica claro ao decorrer da trama que Amy e Nick se apaixonaram por uma persona idealizada do outro, e ambos sustentaram essa máscara por bastante tempo até que pararam de continuar a utilizá-las. E quando isso aconteceu, eles se cansaram do outro e a convivência entre os dois começou a ficar, cada vez mais, insuportável. É bem desenvolvida a ideia de como a criação deles afetou os seus comportamentos - a insensibilidade de Nick devido à rigidez do pai e a disciplina de Amy devido à influência da Amy Exemplar, fruto dos seus pais.

Mas como nem tudo são flores, tenho algumas ressalvas. Os capítulos de Nick Dunne tendem a ser o mais longos e, na minha opinião, entediantes. Foram várias as vezes que eu queria chegar logo ao fim dos seus capítulos para começar os de Amy, que são muito bons e tiveram grande relevância na nota final.

Em breve, resenha do Lucas C. aqui no blog sobre o filme. Até mais, espero que tenham gostado da resenha e deixem o seu comentário (se quiserem comentar sobre alguma passagem importante ou sobre o final, coloquem aviso de spoiler antes).

Título: Garota Exemplar (Gone Girl no original)
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Ano: 2013
Nota: 4/5



2 comentários :

  1. Oi, tudo bem? Ganhei Garota Exemplar e mal posso esperar para ler! Falam muito bem e dizem que o final é surpreendente. Ainda não assisti ao filme por medo de spoiler, entretanto, assim que terminar de ler, vou ver a adaptação. Adorei sua resenha! :)
    Beijos,
    Ayanna
    leitorespossessivos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ayanna! Tudo ótimo e você?
      Acho que o final é bem polêmico, muitos odeiam, muitos amam, não há existe unanimidade quanto ao final (na minha opinião, achei fantástico já que é bem condizente com o que o livro se propõe). Se eu pudesse, acho que teria lido o livro antes do filme, mas ainda assim a leitura foi bastante proveitosa. Como a adaptação foi bem fiel, acho que não teve problema algum, pois a tensão das reviravoltas existentes no livro são passadas com excelência para o filme. Ah, e muito obrigado! Comecei agora a resenhar e espero fazer ainda melhores com o passar do tempo.
      Abraços,
      Lucas A.

      Excluir