sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

TOP 5 | Livros que li em 2014

Olá, pessoal! Aqui é o Lucas A. e não via a hora de fazer o meu primeiro post no blog. Acredito que não existe data mais simbólica do que primeiro de janeiro para começar um projeto, mas voltemos ao que interessa: minhas leituras em 2014. Bem, infelizmente tenho que admitir que o ano que passou não foi muito produtivo, foram poucos os livros que li, e 2015 está aí para que esse cenário mude. Posso afirmar, no entanto, que fiz poucas e boas leituras, então aqui está o meu TOP 5 de melhores livros que li em 2014.


1º A Revolução dos Bichos, George Orwell

Esse foi, sem dúvidas, o meu preferido do ano. Já fazia tempo que queria ler algo do George Orwell, e esse livro foi um ótimo começo. O livro é bem fino (não tem nem 200 páginas) e a linguagem é bastante simples - mas muito significativa. A Revolução dos Bichos é uma alegoria à Revolução Russa: animais estão insatisfeitos com a vida que têm em uma granja no interior da Inglaterra e, então, decidem se rebelar e instituem os princípios do Animalismo, que prega a igualdade entre os bichos. No entanto, as coisas não vão tão bem como planejado. A escrita do Orwell me fascinou e mal posso esperar para começar a ler 1984.

2º Morte Súbita, J. K. Rowling

Comprei esse livro no meu aniversário em 2013, mas só o li um ano depois. Agora digo a mim mesmo que deveria ter feito isso muito antes. Confesso que estava um pouco receoso quanto à Morte Súbita devido a alguns comentários que li - diziam que a história era tediosa e decidiram abandoná-la. De fato, a leitura não é tão fluida, mas a trama é fantástica e os personagens são incríveis. São diferentes faces de camadas sociais diferentes que se interligam, e achei super interessante a questão social que Rowling levanta e permeia todo o livro. Vale ressaltar que é um livro adulto, então existem certas temáticas que muita gente não se sente confortável lendo, como sexo, drogas e suicídio.

3º A Dança dos Dragões, George R. R. Martin

Sou um aficcionado pelo universo criado pelo George R. R. Martin, portanto o quinto e, até agora, mais recente livro da série não poderia ficar de fora dessa lista. Os eventos que se passam nesse livro ocorrem concomitantemente ao quarto livro d'As Crônicas de Gelo e Fogo, ou seja, após os acontecimentos de A Tormenta de Espadas. A história é contada, em sua maioria, por personagens que estão no Norte e em Essos - Jon, Davos, Melisandre, Tyrion e Daenerys. Apesar de Arya aparecer bem pouco, são delas os meus capítulos preferidos. Jon, de quem nunca fui um grande fã, teve um papel de grande destaque nesse calhamaço (talvez tenha até ganho um pouco da minha admiração). Os últimos capítulos são, como sempre, de fazer você morrer de ansiedade pelo próximo livro.

4º Extraordinário, R. J. Palacio

Que livro extraordinário! Acho que o adjetivo do título descreve bem a história. August Pullman, ou Auggie, é um menino com inúmeros problemas genéticos que resultaram na deformação acentuada do seu rosto. Ele tem 10 anos e vai para a escola pela primeira vez e lá percebe o mundo como realmente é - apesar dos seus temores iniciais de que haveria gente que o faria mal (e de fato há muitos), existem também aqueles que se tornaram extremamente importantes na sua vida, pessoas que se importam e que veem além do seu rosto, o seu coração gentil. É uma leitura simples e rápida que deve ser lido por qualquer um independentemente da idade.

5º Fique Onde Está e Então Corra, John Boyne

Acredito que assim como muita gente, o primeiro livro do John Boyne que li foi O Menino do Pijama Listrado, e recentemente decidi ler no meu Kindle outras obras desse autor. Fique Onde Está e Então Corra conta a história de Alfie Summerfield, um londrino cujo pai foi para a Primeira Guerra Mundial. Apesar da pouca idade - o garoto tem cinco anos quando a guerra começa -, ele demonstra uma sensibilidade incrível do que acontece ao seu redor, como fica perceptível no trecho a seguir: "Tudo o que eu queria era um pouco de civilidade em um mundo incivilizado". Embora o final seja um tanto otimista, o autor deixa claro sua visão de que tragédias como essa trazem feridas psicológicas tão graves quanto às físicas.

           Espero que vocês tenham gostado, e não esqueçam de comentar. Até a próxima!

0 comentários :

Postar um comentário